Sobre nós


Sobre nós


A história da Escola Municipal Domingas Camin, inicia-se na década de 60, juntamente com o sonho da Sra. Domingas Camin Guazelli de conseguir recurso junto aos políticos do município de Uberlândia e assim, melhorias para a comunidade do distrito de Miraporanga.


Dona Domingas concedeu um terreno defronte à sua residência, onde o então prefeito Raul Pereira constituiu uma modesta sala na qual foi implementada a escola.


Inicialmente a escolinha funcionava nesse único cômodo, e foi criada pelo Decreto Municipal de 10/06/64 e Portaria da SEE nº 016/80, que autorizou o funcionamento do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Recebeu o nome de Escola Municipal Domingas Camin, em homenagem àquela que a fundou por sugestão do Sr. Geraldo Ladeira.


Em decorrência da seriação e nucleação das escolas municipais: Jamil Tannus, Carlos Gomes, Julia Augusta Dantas, José Fonseca e Felipe dos Santos, junto a Escola Municipal Domingas Camin, a escola passa por uma reforma e ampliação da rede física com a construção de quatro salas de aula. Nesse período também assume sua direção a Sr. Vera Lúcia Abreu Alves Teixeira. A partir da Resolução 6900/91 de 24/10/91, autorizou-se o funcionamento do Pré-Escolar em registro constante no Livro nº 1, folha nº 03 de 10/92 e extensão de séries do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, através do Decreto Minicipal 5466/92 e Portaria da SEE 497/97. O atendimento a essa modalidade de ensino se fazia no período noturno, juntamente com a antiga Educação de Jovens e Adultos, permanecendo até 1993, quando o referido turno foi extinto juntamente com a Educação de Jovens e Adultos, passando o atendimento `a clientela de 5ª a 8ª séries para o turno matutino.


Em 2000, mais precisamente na metade deste e ainda na gestão do então Prefeito Virgílio Gallassi, a escola passou por uma segunda reforma e ampliação de suas instalações. Foram construídas duas novas salas de aula e uma terceira adaptada com o aproveitamento do antigo espaço destinado ao refeitório; um galpão coberto, onde hoje funciona o refeitório e uma quadra poliesportiva, que se encontra fora das dependências da escola e que se acha ainda sem cobertura.
Em 2002, foi criada a biblioteca escolar que recebeu o nome de "Biblioteca Escolar Sirma Oneida da Silva Alves", em homenagem à antiga professora e vice-diretora, hoje falecida. Nesse mesmo período foi criado o atendimento ao pré-escolar com faixa etária de 5 anos, hoje denominado de II Período da Educação Infantil e reativado o ensino noturno, com a implantação do Ensino Compacto, inicialmente atendendo de I ao IV módulos e estendido posteriormente até VIII módulos.


Posteriormente em 2006 o então chamado Ensino Compacto passou a modalidade EJA ( Educação de Jovens e Adultos). Neste mesmo ano a escola passa por uma nova reforma que constou de algumas modificações na estrutura já existente, pintura, troca de telhado, construção de novos banheiros para servidores e alunos, forração do refeitório, corredores e cantina e a construção de um cômodo para despejo e um quiosque. Nesse mesmo período foi extinto o ensino noturno (EJA).


Nesse ano de 2007 foi instituído o Ensino Fundamental de 9 anos e a escola passa contar com uma sala de Série Introdutória para os alunos de 6 anos, bem como o Atendimento às Necessidades Especiais (NADH) através do atendimento itinerante e o Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem (ADA).